Free cookie consent management tool by TermsFeed
usuário

População deve ficar atenta à morte de Bugios


Secretarias: Saúde e Assistência Social
Data de Publicação: 23 de fevereiro de 2021

"É importante ressaltar que os animais NÃO TRANSMITEM A DOENÇA DA FEBRE AMARELA, mas sim são vítimas dela, assim como os humanos."
Nas últimas semanas foram encontrados bugios mortos na Região dos Campos de Cima da Serra, tendo a confirmação de dois por febre amarela. Os demais, devido a seu estado de decomposição não foi possível ser analisado.
É importante destacar que a doença não é transmitida pelos macacos, mas por mosquitos que vivem em ambientes de mata nativa. A morte de um primata por Febre Amarela indica que há insetos infectados com o vírus na área.
📌 O que fazer se encontrar bugios ou macacos-prego mortos?
Se alguém localizar bugios ou macacos-prego mortos, deve entrar em contato o mais rápido possível Secretaria Municipal de Saúde. Os animais serão enviados para análises de laboratório para identificar a causa da morte. Somente assim a população e as autoridades poderão ser alertadas.
📌 O que é a Febre Amarela?
A febre amarela é uma arbovirose, ou seja, uma doença causada por um vírus transmitido por artrópodos. Nas Américas, os vetores mais importantes são mosquitos pertencentes aos gêneros Haemagogus e Sabethes. No Rio Grande do Sul, o vírus é transmitido por Haemagogus leucocelaenus, espécie nativa, amplamente distribuída em ambientes silvestres do Estado e por isso não passível de controle.

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Nova Bassano/RS