PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BASSANO Resumo Custo Edital dos Resíduos Sólidos Domiciliares Ordem Descrição PO Novo 1 Coleta orgânica e Transporte 30.258,98 2 Coleta seletiva, volumosos e Transportes17.003,69 3 Aluguel contentores, limpeza e manutenção14.430,27 4 Destino Final 23.240,78 Total Geral 84.933,72 Prefeitura Municipal de Nova Bassano Descrição do Item Custo (R$/mês) % 1. Mão-de-obra R$ 10.734,30 35,47% 1.1. Coletor Turno Dia R$ 5.501,79 18,18% 1.2. Motorista Turno do Dia R$ 3.647,74 12,06% 1.3. Encarregado/Supervisor R$ 386,31 1,28% 1.4. Vale Transporte R$ 156,74 0,52% 1.5. Vale Alimentação (diário) R$ 946,47 3,13% 1.6. Auxílio Alimentação (mensal) R$ 70,53 0,23% 1.7. Plano de Benefício Social R$ 24,72 0,08% R$ 215,08 0,71% 3. Veículos e Equipamentos R$ 12.323,40 40,73% 3.1. Veículo Coletor com compactador R$ 12.323,40 40,73% 3.1.1. Depreciação R$ 1.649,90 5,45% 3.1.2. Remuneração do Capital R$ 1.788,85 5,91% 3.1.3. Impostos e Seguros R$ 330,15 1,09% 3.1.4. Consumos R$ 6.230,06 20,59% 3.1.5. Manutenção R$ 1.716,25 5,67% 3.1.6. Pneus R$ 608,20 2,01% 4. Ferramentas, Materiais de Consumo e Educação Ambiental R$ 637,67 2,11% 5. Monitoramento da Frota R$ 77,97 0,26% 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI R$ 6.270,57 20,72% PREÇO TOTAL MENSAL COM A COLETA R$ 30.258,98 100% Quantidade 1.1. Coletor Turno Dia 2 1.2. Motorista Turno do Dia 1 1.3. Encarregado/Supervisor 1 Total de mão-de-obra (postos de trabalho) 4 Quantidade 3.1. Veículo Coletor com compactador 1 Fator de utilização (FU) 63,64% 1. Mão-de-obra 1.1. Coletor Turno Dia Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria mês 1 1.816,57 1.816,57 Adicional de Insalubridade % 40 1.816,57 726,63 Soma 2.543,20 Encargos Sociais % 69,98 2.543,20 1.779,64 Total por Coletor 4.322,83 Total do Efetivo homem 2 4.322,83 8.645,67 Obs: Convenção Coletiva (Sind. ASSEIO 2024). Fator de utilização 0,6364 5.501,79 1.2. Motorista Turno do Dia Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria (2) mês 1 2.251,49 2.251,49 Salário mínimo nacional (1) mês 1 1.412,00 Horas Extras (50%) hora 22,47 15,35 344,94 Descanso Semanal Remunerado (DSR) - hora extra R$ 71,96 71,96 Base de cálculo da Insalubridade 1 Adicional de Insalubridade % 20 1.412,00 282,40 Soma 2.950,79 Encargos Sociais % 69,98 2.950,79 2.064,85 Total por Motorista 5.015,64 Total do Efetivo homem 1 5.015,64 5.015,64 Obs: Salário do motorista conforme Convenção Coletiva (Sinecarga 2023/2024)Fator de utilização 0,7273 3.647,74 Veículos e Equipamentos 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual 1. Coleta e Transportes de Resíduos Orgânicos Planilha de Composição de Custos Mão-de-obra Orçamento Sintético Quantitativos 2 de 19 1.3. Encarregado/Supervisor Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria (2) mês 1 2.500,00 2.500,00 Soma 2.500,00 Encargos Sociais % 69,98 2.500,00 1.749,41 Total por funcionário 4.249,41 Total do Efetivo homem 1 4.249,41 4.249,41 Considerado 4 horas semanais. Fator de utilização 0,0909 386,31 1.4. Vale Transporte Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Vale Transporte R$ 1 3,80 Dias Trabalhados por mês dia 17 Coletor vale 68 1,70 115,87 Motorista vale 34 1,20 40,87 156,74 1.5. Vale Alimentação (diário) Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Coletor unidade 34 19,18 652,15 Motorista unidade 17 12,80 217,60 Encarregado unidade 4 19,18 76,72 946,47 1.6. Auxílio Alimentação (mensal) Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Motorista unidade 1 96,98 96,98 Fator de utilização 0,7273 70,53 1.7. Plano de Benefício Social Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Plano de Benefício Social unidade 2 19,42R$ 38,84R$ Fator de util. 0,6364 24,72R$ Custo Mensal com Mão-de-obra (R$/mês) 10.734,30 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual 2.1. Uniformes e EPIs para Coletor Discriminação Unidade Durabilidade (meses) Custo unitário Subtotal Total (R$) Jaqueta com reflexivo (NBR 15.292) unidade 12 150,00 12,50 Calça unidade 4 70,00 17,50 Camiseta unidade 2 43,00 21,50 Boné unidade 4 20,00 5,00 Botina ou tenis adequada ao trabalho par 4 54,00 13,50 Meia de algodão com cano alto par 2 10,00 5,00 Capa de chuva amarela com reflexivo unidade 6 80,00 13,33 Colete reflexivo unidade 4 25,00 6,25 Luva de proteção par 1 10,00 10,00 Protetor solar FPS 30 frasco 120g 2 25,00 12,50 Total do Efetivo homem 2 117,08 234,17 Fator de utilização 0,6364 149,02 2.2. Uniformes e EPIs para demais categorias Discriminação Unidade Durabilidade (meses) Custo unitário Subtotal Total (R$) Jaqueta com reflexivo (NBR 15.292) unidade 12 150,00 12,50 Calça unidade 4 70,00 17,50 Camiseta unidade 2 43,00 21,50 Botina ou tenis adequada ao trabalho par 4 54,00 13,50 Capa de chuva amarela com reflexivo unidade 6 80,00 13,33 Protetor solar FPS 30 frasco 120g 2 25,00 12,50 Total do Efetivo homem 1 90,83 90,83 Fator de utilização 0,7273 66,06 Custo Mensal com Uniformes e EPIs (R$/mês) 215,08 3. Veículos e Equipamentos 3.1. Veículo Coletor com compactador 3.1.1. Depreciação Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de aquisição do chassis unidade 1 300.000,00 300.000,00 Vida útil do chassis anos 10 Idade do veículo anos 0 Depreciação do chassis % 65,18 300.000,00 195.540,00 3 de 19 Depreciação mensal veículos coletores mês 120 195.540,00 1.629,50 Custo de aquisição do compactador unidade 1 125.000,00 125.000,00 Vida útil do chassis anos 10 Idade do chassis anos 0 Depreciação do chassis % 65,18 125.000,00 81.475,00 Depreciação mensal do chassis mês 120 81.475,00 678,96 Frota Reserva 10% 230,85 Total por veículo 2.539,30 Total da frota unidade 1 2.539,30 2.539,30 Fator de utilização 0,6497 1.649,90 3.1.2. Remuneração do Capital Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo do chassis unidade 1 300.000,00 300.000,00 Taxa de juros anual nominal % 10,00 Valor do veículo proposto (V0) R$ 300.000,00 Investimento médio total do chassis R$ 212.007,00 Remuneração mensal de capital do chassis R$ 1.766,73 1.766,73 Custo de aquisição do compactador unidade 1 125.000,00 125.000,00 Taxa de juros anual nominal % 10 Valor do compactador proposto (V0) R$ 125.000,00 Investimento médio total R$ 88.336,25 Remuneração mensal de capital R$ 736,14 736,14 Frota Reserva 10% mês 1 250,29 Total por veículo 2.753,15 Total da frota unidade 1 2.753,15 2.753,15 Fator de utilização 0,6497 1.788,85 3.1.3. Impostos e Seguros Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) IPVA unidade 1,00 3.000,00 3.000,00 Licenciamento e Seguro obrigatório unidade 1,00 97,40 97,40 Seguro contra terceiros unidade 1,00 3.000,00 3.000,00 Impostos e seguros mensais mês 12 6.097,40 508,12 Fator de utilização 0,6497 330,15 3.1.4. Consumos Quilometragem mensal 2.145,32 Discriminação Unidade Consumo Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de óleo diesel / km rodado km/l 2,20 5,990 Custo mensal com óleo diesel km 2.145 2,723 5.841,11 Custo de óleo do motor /1.000 km rodados l/1.000 km 1,33 22,00 Custo mensal com óleo do motor km 2.145 0,029 62,77 Custo de óleo da transmissão /1.000 km l/1.000 km 0,18 28,00 Custo mensal com óleo da transmissão km 2.145 0,005 10,81 Custo de óleo hidráulico / 1.000 km l/1.000 km 1,50 22,00 Custo mensal com óleo hidráulico km 2.145 0,033 70,80 Custo de arla (5% do consumo de Óleo Diesel) l/1.000 km 20,00 3,30 Custo mensal com Arla km 2.145 0,066 141,59 Custo de graxa /1.000 km rodados kg/1.000 km 2,00 24,00 Custo mensal com graxa km 2.145 0,048 102,98 Custo com consumos/km rodado R$/km rodado 2,838 6.230,06 3.1.5. Manutenção Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de manutenção dos caminhões R$/km rodado 2.145 0,80 1.716,25 1.716,25 3.1.6. Pneus Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo do jogo de pneus unidade 6 2.480,00 14.880,00 Número de recapagens por pneu unidade 2 Custo de recapagem unidade 12,00 650,00 7.800,00 Custo jg. compl. + X recap./ km rodado km/jogo 80.000 22.680,00 0,28 Custo mensal com pneus km 2.145 0,28 608,20 608,20 Custo Mensal com Veículos e Equipamentos (R$/mês) 12.323,40 4. Ferramentas, Materiais de Consumo e Educação Ambiental Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Recipiente térmico para água (5L) unidade 1/6 40,00 6,67 Pá de Concha unidade 1/6 28,00 4,67 Vassoura unidade 1/6 28,00 4,67 4 de 19 Veículo de apoio Kms/mês 100 2,40 240,00 Lavagem dos caminhões compactadores quinzenal unidade 2 170,00 340,00 Publicidade (adesivos equipamentos e veículos) unidade 1/12 500,00 41,67 637,67 Custo Mensal com Ferramentas e Materiais de Consumo (R$/mês) 637,67 5. Monitoramento da Frota Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Implantação dos equipamentos de monitoramento cj 1 600,00 600,00 Custo mensal com implantação mês 60 600,00 10,00 Manutenção dos equipamentos de monitoramento unidade 1 110,00 110,00 Custo mensal com manutenção mês 1 110,00 110,00 Fator de utilização 0,6497 77,97 Custo Mensal com Monitoramento da Frota (R$/mês) 77,97 CUSTO TOTAL MENSAL COM DESPESAS OPERACIONAIS (R$/mês) 23.988,41 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Benefícios e despesas indiretas % 26,14 23.988,41 6.270,57 6.270,57 CUSTO MENSAL COM BDI (R$/mês) 6.270,57 PREÇO MENSAL TOTAL (R$/mês) 30.258,98 5 de 19 Prefeitura Municipal de Nova Bassano Descrição do Item Custo (R$/mês) % 1. Mão-de-obra R$ 5.830,66 34,29% 1.1. Coletor Turno Dia R$ 3.143,88 18,49% 1.2. Motorista Turno do Dia R$ 1.688,54 9,93% 1.3. Encarregado/Supervisor R$ 386,31 2,27% 1.4. Vale Transporte R$ 73,76 0,43% 1.5. Vale Alimentação (diário) R$ 486,02 2,86% 1.6. Auxílio Alimentação (mensal) R$ 38,02 0,22% 1.7. Plano de Benefício Social R$ 14,12 0,08% R$ 120,76 0,71% 3. Veículos e Equipamentos R$ 7.428,90 43,69% 3.1. Veículo Coletor com compactador R$ 7.428,90 43,69% 3.1.1. Depreciação R$ 889,40 5,23% 3.1.2. Remuneração do Capital R$ 964,30 5,67% 3.1.3. Impostos e Seguros R$ 177,97 1,05% 3.1.4. Consumos R$ 3.930,68 23,12% 3.1.5. Manutenção R$ 1.082,82 6,37% 3.1.6. Pneus R$ 383,72 2,26% 4. Ferramentas e Materiais de Consumo R$ 57,67 0,34% 5. Monitoramento da Frota R$ 42,03 0,25% 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI R$ 3.523,67 20,72% PREÇO TOTAL MENSAL COM A COLETA R$ 17.003,69 100% Quantidade 1.1. Coletor Turno Dia 2 1.2. Motorista Turno do Dia 1 1.3. Encarregado/Supervisor 1 Total de mão-de-obra (postos de trabalho) 4 Quantidade 3.1. Veículo Coletor com compactador 1 Fator de utilização (FU) 36,36% 1. Mão-de-obra 1.1. Coletor Turno Dia Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria mês 1 1.816,57 1.816,57 Adicional de Insalubridade % 40 1.816,57 726,63 Soma 2.543,20 Encargos Sociais % 69,98 2.543,20 1.779,64 Total por Coletor 4.322,83 Total do Efetivo homem 2 4.322,83 8.645,67 Obs: Convenção Coletiva (Sind. ASSEIO 2024). Fator de utilização 0,3636 3.143,88 1.2. Motorista Turno do Dia Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria (2) mês 1 2.251,49 2.251,49 Salário mínimo nacional (1) mês 1 1.412,00 Base de cálculo da Insalubridade 1 Adicional de Insalubridade % 20 1.412,00 282,40 Soma 2.533,89 Encargos Sociais % 69,98 2.533,89 1.773,12 Total por Motorista 4.307,01 Total do Efetivo homem 1 4.307,01 4.307,01 Obs: Salário do motorista conforme Convenção Coletiva (Sinecarga 2023/2024)Fator de utilização 0,3920 1.688,54 1.3. Encarregado/Supervisor Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Piso da categoria (2) mês 1 2.500,00 2.500,00 Veículos e Equipamentos 1. Coleta de Resíduos Seletivos e Volumosos Planilha de Composição de Custos Orçamento Sintético 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual Quantitativos Mão-de-obra 6 de 19 Soma 2.500,00 Encargos Sociais % 69,98 2.500,00 1.749,41 Total por funcionário 4.249,41 Total do Efetivo homem 1 4.249,41 4.249,41 Considerado 4 horas semanais. Fator de utilização 0,0909 386,31 1.4. Vale Transporte Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Vale Transporte R$ 1 3,80 Dias Trabalhados por mês dia 8 Coletor vale 32 1,70 54,53 Motorista vale 16 1,20 19,23 73,76 1.5. Vale Alimentação (diário) Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Coletor unidade 16 19,18 306,89 Motorista unidade 8 12,80 102,40 Encarregado unidade 4 19,18 76,72 486,02 1.6. Auxílio Alimentação (mensal) Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Motorista unidade 1 96,98 96,98 Fator de utilização 0,3920 38,02 1.7. Plano de Benefício Social Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Plano de Benefício Social unidade 2 19,42R$ 38,84R$ Fator de util. 0,3636 14,12R$ Custo Mensal com Mão-de-obra (R$/mês) 5.830,66 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual 2.1. Uniformes e EPIs para Coletor Discriminação Unidade Durabilidade (meses) Custo unitário Subtotal Total (R$) Jaqueta com reflexivo (NBR 15.292) unidade 12 150,00 12,50 Calça unidade 4 70,00 17,50 Camiseta unidade 2 43,00 21,50 Boné unidade 4 20,00 5,00 Botina ou tenis adequada ao trabalho par 4 54,00 13,50 Meia de algodão com cano alto par 2 10,00 5,00 Capa de chuva amarela com reflexivo unidade 6 80,00 13,33 Colete reflexivo unidade 4 25,00 6,25 Luva de proteção par 1 10,00 10,00 Protetor solar FPS 30 frasco 120g 2 25,00 12,50 Total do Efetivo homem 2 117,08 234,17 Fator de utilização 0,3636 85,15 2.2. Uniformes e EPIs para demais categorias Discriminação Unidade Durabilidade (meses) Custo unitário Subtotal Total (R$) Jaqueta com reflexivo (NBR 15.292) unidade 12 150,00 12,50 Calça unidade 4 70,00 17,50 Camiseta unidade 2 43,00 21,50 Botina ou tenis adequada ao trabalho par 4 54,00 13,50 Capa de chuva amarela com reflexivo unidade 6 80,00 13,33 Protetor solar FPS 30 frasco 120g 2 25,00 12,50 Total do Efetivo homem 1 90,83 90,83 Fator de utilização 0,3920 35,61 Custo Mensal com Uniformes e EPIs (R$/mês) 120,76 3. Veículos e Equipamentos 3.1. Veículo Coletor com compactador 3.1.1. Depreciação Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de aquisição do chassis unidade 1 300.000,00 300.000,00 Vida útil do chassis anos 10 Idade do veículo anos 0 Depreciação do chassis % 65,18 300.000,00 195.540,00 Depreciação mensal veículos coletores mês 120 195.540,00 1.629,50 Custo de aquisição do compactador unidade 1 125.000,00 125.000,00 Vida útil do chassis anos 10 7 de 19 Idade do chassis anos 0 Depreciação do chassis % 65,18 125.000,00 81.475,00 Depreciação mensal do chassis mês 120 81.475,00 678,96 Frota Reserva 10% 230,85 Total por veículo 2.539,30 Total da frota unidade 1 2.539,30 2.539,30 Fator de utilização 0,3503 889,40 3.1.2. Remuneração do Capital Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo do chassis unidade 1 300.000,00 300.000,00 Taxa de juros anual nominal % 10,00 Valor do veículo proposto (V0) R$ 300.000,00 Investimento médio total do chassis R$ 212.007,00 Remuneração mensal de capital do chassis R$ 1.766,73 1.766,73 Custo do chassis unidade 1 125.000,00 125.000,00 Taxa de juros anual nominal % 10 Valor do compactador proposto (V0) R$ 125.000,00 Investimento médio total R$ 88.336,25 Remuneração mensal de capital R$ 736,14 736,14 Frota Reserva 10% mês 1 250,29 Total por veículo 2.753,15 Total da frota unidade 1 2.753,15 2.753,15 Fator de utilização 0,3503 964,30 3.1.3. Impostos e Seguros Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) IPVA unidade 1,00 3.000,00 3.000,00 Licenciamento e Seguro obrigatório unidade 1,00 97,40 97,40 Seguro contra terceiros unidade 1,00 3.000,00 3.000,00 Impostos e seguros mensais mês 12 6.097,40 508,12 Fator de utilização 0,3503 177,97 3.1.4. Consumos Quilometragem mensal 1.353,53 Discriminação Unidade Consumo Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de óleo diesel / km rodado km/l 2,20 5,990 Custo mensal com óleo diesel km 1.354 2,723 3.685,28 Custo de óleo do motor /1.000 km rodados l/1.000 km 1,33 22,00 Custo mensal com óleo do motor km 1.354 0,029 39,60 Custo de óleo da transmissão /1.000 km l/1.000 km 0,18 28,00 Custo mensal com óleo da transmissão km 1.354 0,005 6,82 Custo de óleo hidráulico / 1.000 km l/1.000 km 1,50 22,00 Custo mensal com óleo hidráulico km 1.354 0,033 44,67 Custo de arla (5% do consumo de Óleo Diesel) l/1.000 km 20,00 3,30 Custo mensal com Arla km 1.354 0,066 89,33 Custo de graxa /1.000 km rodados kg/1.000 km 2,00 24,00 Custo mensal com graxa km 1.354 0,048 64,97 Custo com consumos/km rodado R$/km rodado 2,838 3.930,68 3.1.5. Manutenção Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de manutenção dos caminhões R$/km rodado 1.354 0,80 1.082,82 1.082,82 3.1.6. Pneus Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo do jogo de pneus unidade 6 2.480,00 14.880,00 Número de recapagens por pneu unidade 2 Custo de recapagem unidade 12,00 650,00 7.800,00 Custo jg. compl. + X recap./ km rodado km/jogo 80.000 22.680,00 0,28 Custo mensal com pneus km 1.354 0,28 383,72 383,72 Custo Mensal com Veículos e Equipamentos (R$/mês) 7.428,90 4. Ferramentas e Materiais de Consumo Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Recipiente térmico para água (5L) unidade 1/6 40,00 6,67 Pá de Concha unidade 1/6 28,00 4,67 Vassoura unidade 1/6 28,00 4,67 Publicidade (adesivos equipamentos e veículos) unidade 1/12 500,00 41,67 57,67 Custo Mensal com Ferramentas e Materiais de Consumo (R$/mês) 57,67 8 de 19 5. Monitoramento da Frota Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Implantação dos equipamentos de monitoramento cj 1 600,00 600,00 Custo mensal com implantação mês 60 600,00 10,00 Manutenção dos equipamentos de monitoramento unidade 1 110,00 110,00 Custo mensal com manutenção mês 1 110,00 110,00 Fator de utilização 0,3503 42,03 Custo Mensal com Monitoramento da Frota (R$/mês) 42,03 CUSTO TOTAL MENSAL COM DESPESAS OPERACIONAIS (R$/mês) 13.480,01 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Benefícios e despesas indiretas % 26,14 13.480,01 3.523,67 3.523,67 CUSTO MENSAL COM BDI (R$/mês) 3.523,67 PREÇO MENSAL TOTAL (R$/mês) 17.003,69 9 de 19 Prefeitura Municipal de Nova Bassano Descrição do Item Custo (R$/mês) % 1. Contentores R$ 11.439,88 79,28% 1.1.1. Depreciação R$ 4.766,67 33,03% 1.1.2. Remuneração do Capital R$ 2.383,33 16,52% 1.1.3 Lavagem e manutenção dos contentores R$ 4.289,88 29,73% 2. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI R$ 2.990,39 20,72% PREÇO TOTAL MENSAL COM A COLETA R$ 14.430,27 100% Quantidade 1. Contentores 130 Total de Contentores 130 Fator de utilização (FU) 100% 1. Contentores 1.1.1. Depreciação Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de aquisição dos contentores unidade 1 2.200,00 2.200,00 Vida útil do contentor anos 5 Idade do contentor anos 0 Depreciação do contentor % 100,00 2.200,00 2.200,00 Depreciação mensal contentor mês 60 2.200,00 36,67 Total unidade 130 36,67 4.766,67 Fator de utilização 1,00 4.766,67 1.1.2. Remuneração do Capital Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo dos contentores unidade 1 2.200,00 2.200,00 Taxa de juros anual nominal % 10,00 Valor do container proposto (V0) R$ 2.200,00 Investimento médio total dos contentores R$ 2.200,00 Remuneração mensal de capital dos contentores R$ 18,33 18,33 Total unidade 130 18,33 2.383,33 Fator de utilização 1,00 2.383,33 1.1.3 Lavagem e manutenção dos contentores Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de lavagem Unidade 130 27,00 3.510,00 Custo mensal com lavagem de contentores % 33,33 3.510,00 1.169,88 Custo mensal com manutenção, reposição e materiais Unidade 130 24,00 3.120,00 Custo de perdas e reposição mês 1 3.120,00 3.120,00 4.289,88 CUSTO TOTAL MENSAL COM DESPESAS OPERACIONAIS (R$/mês) 11.439,88 2. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Benefícios e despesas indiretas % 26,14 11.439,88 2.990,39 2.990,39 CUSTO MENSAL COM BDI (R$/mês) 2.990,39 PREÇO MENSAL TOTAL (R$/mês) 14.430,27 Quantidade de contentores mês: 130,00 unidades PREÇO POR CONTAINER: [A/B] R$/UNIDADE 111,00 Equipamentos 1. Locação de Contentores Planilha de Composição de Custos Orçamento Sintético 10 de 19 PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BASSANO Descrição do Item Custo (R$/mês) % 1. Destinação final R$ 20.697,11 89,06% 2. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI R$ 2.543,67 10,94% PREÇO TOTAL MENSAL COM A COLETA R$ 23.240,78 100% 1. Destinação final Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Destinação Final Ton. 144,74 143,00 20.697,11 20.697,11 Custo Mensal com Destinação Final (R$/mês) 20.697,11 CUSTO TOTAL MENSAL COM DESPESAS OPERACIONAIS (R$/mês) 20.697,11 2. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Benefícios e despesas indiretas % 12,29 20.697,11 2.543,67 2.543,67 CUSTO MENSAL COM BDI (R$/mês) 2.543,67 PREÇO MENSAL TOTAL (R$/mês) 23.240,78 Preço total por Ton em reais 160,57 4. Destino Final Planilha de Composição de Custos Orçamento Sintético 11 de 19 Orientações para preenchimento: 1. Preencha previamente os dados de entrada na planilha 3.CAGED O orçamento deve ser realizado por responsável técnico habilitado e é de responsabilidade do seu autor. Código Descrição Valor A1 INSS 20,00% A2 SESI 1,50% A3 SENAI 1,00% A4 INCRA 0,20% A5 SEBRAE 0,60% A6 Salário educação 2,50% A7 Seguro contra acidentes de trabalho 3,00% A8 FGTS 8,00% A SOMA GRUPO A 36,80% B1 Férias gozadas 7,00% B2 13º salário 8,33% B3 Licença Paternidade 0,06% B4 Faltas justificadas 0,82% B5 Auxilio acidente de trabalho 0,31% B6 Auxilio doença 1,40% B SOMA GRUPO B 17,92% C1 Aviso prévio indenizado 2,10% C2 Férias indenizadas 4,11% C3 Férias indenizadas s/ aviso previo inden. 0,09% C4 Depósito rescisão sem justa causa 2,00% C5 Indenização adicional 0,20% C SOMA GRUPO C 8,50% D1 Reincidência de Grupo A sobre Grupo B 6,59% D2 Reincidência de FGTS sobre aviso prévio indenizado 0,17% D SOMA GRUPO D 6,76% SOMA (A+B+C+D) 69,98% Composição dos Encargos Sociais Orientações para preenchimento: 1. Esta planilha é somente um modelo-base e deve ser ajustada conforme cada caso concreto. 2. Preencher somente células em amarelo O orçamento deve ser realizado por responsável técnico habilitado e é de responsabilidade do seu autor. 1° QuartilMédio3° Quartil Administração Central AC 5,50% 2,97%5,08% 6,27% Seguros/Riscos/Garantias SRG0,86% 0,86%1,33% 1,71% Lucro L10,50% 7,78%10,85%13,55% Despesas Financeiras DF0,19% i10,00% Tributos - ISS 3,00% DU 5 Tributos - PIS/COFINS/ e CPP se houver 3,65% Fórmula para o cálculo do BDI: {[(1+AC+SRG) x (1+L) x (1+DF)] / (1-T)} -1 Resultado do cálculo do BDI: 26,14% 21,43%27,17%33,62% T Referência estudo TCE Composição do BDI - Benefícios e Despesas Indiretas Orientações para preenchimento: 1. Esta planilha é somente um modelo-base e deve ser ajustada conforme cada caso concreto. 2. Preencher somente células em amarelo O orçamento deve ser realizado por responsável técnico habilitado e é de responsabilidade do seu autor. 1° QuartilMédio3° Quartil Administração Central AC 2,50% 2,97%5,08% 6,27% Seguros/Riscos/Garantias SRG1,33% 0,86%1,33% 1,71% Lucro L 4,00% 7,78%10,85%13,55% Despesas Financeiras DF0,19% i10,00% Tributos - ISS 0,00% DU 5 Tributos - PIS/COFINS/ e CPP se houver 3,65% Fórmula para o cálculo do BDI: {[(1+AC+SRG) x (1+L) x (1+DF)] / (1-T)} -1 Resultado do cálculo do BDI: 12,29% 21,43%27,17%33,62% Composição do BDI - Benefícios e Despesas Indiretas Referência estudo TCE T Prefeitura Municipal de Nova Bassano Toneladas de resíduos coletados em Nova Bassano Período: Estimativa 2023 Ordem População IBGE 2023 KG/dia Ton/Mês 1 9.649 0,50 144,74 1.736,82 Fonte: Estimativas com base nos dados referenciais 2024. Previsão Toneladas de resíduos orgânicos coletados e enviadas ao aterro sanitário Total Geral toneladas ano Prefeitura Municipal de Nova Bassano Planilha com os horários dos funcionários coleta de lixo orgânica e seletiva Periodicidade: Segunda a sábado Nr. Func. Cargo Dias Entrada SaídaTotal Horas 2 Coletor OrgânicoSegunda e quinta 07:0015:30 07:30 2 Coletor OrgânicoQuarta e sábado 07:0014:30 06:30 2 Coletor SeletivoTerça e sexta 07:0014:30 06:30 2 Coletor Interior1a terça de cada mês 14:3020:30 06:00 2 Coletor Volumosos 2a terça de cada mês 14:3020:30 06:00 1 Motorista OrgânicoSegunda e quinta 07:0016:30 08:30 1 Motorista OrgânicoQuarta e sábado 07:0016:30 07:30 1 Motorista Seletivo Terça e sexta 07:0014:30 06:30 1 Motorista interior 1a terça de cada mês 14:3021:00 06:30 1 Motorista volumosos2a terça de cada mês 14:3021:00 06:30 1 Motorista Rejeitos sexta 14:3015:30 01:00 Cargo: Coletor de lixo orgânico Total de horas por coletor 7 Total de dias por semana 4 Total de horas por semana 28 Dias úteis semana 6 Total de dias com (DSR) Descanso Semanal Remunerado 7 Total de horas/dia com (DSR) 4,67 Total de dias no mês (30 dias) 30 Total geral de horas mês com (DSR) 140 Total geral de horas base mês com (DSR) 220 Fator de utilização 63,64% Cargo: Motorista da coleta do lixo orgânico Total de horas por motorista 8 Total de dias por semana 4 Total de horas por semana 32 Dias úteis semana 6 Total de dias com (DSR) Descanso Semanal Remunerado 7 Total de horas/dia com (DSR) 5,33 Total de dias no mês (30 dias) 30 Total geral de horas mês com (DSR) 160,00 Total geral de horas base mês com (DSR) 220 Fator de utilização 72,73% Cargo: Coletor de lixo seletivo, interior e volumosos Total de horas por coletor 6,4 Total de dias por semana 2,5 Total de horas por semana 16 Dias úteis semana 6 Total de dias com (DSR) Descanso Semanal Remunerado 7 Total de horas/dia com (DSR) 2,67 Total de dias no mês (30 dias) 30 Total geral de horas mês com (DSR) 80 Total geral de horas base mês com (DSR) 220 Fator de utilização 36,36% Cargo: Motorista da coleta do lixo seletivo, interior e volumosos Total de horas por motorista 6,9 Total de dias por semana 2,5 Total de horas por semana 17,25 Dias úteis semana 6 Total de dias com (DSR) Descanso Semanal Remunerado 7 Total de horas/dia com (DSR) 2,88 Total de dias no mês (30 dias) 30 Total geral de horas mês com (DSR) 86,25 Total geral de horas base mês com (DSR) 220 Fator de utilização 39,20% Fator de utilização dos Caminhões Orgânico/Seletivo OrgânicoSeletivo Total % Total de horas por dia 8 6,9 Total de dias por semana 4 2,5 Total de horas por semana 32,0017,25 Dias úteis semana 7 7 Total de dias no mês (30 dias) 30 30 Total geral de horas mês 137,14 73,93 Total geral de horas base mês 188,571188,5714 Fator de utilização por veículo 72,73%39,20%111,93% Fator de utilização Total (não pode ser maior que 100%)64,97%35,03%100,00% Trecho Cor LinhaPonto a PontoDistância Unid 3,00km Trecho 01 1 - 2 3.887,40m 75,96km Rota 1 Segunda e quinta 2x 126,36km Trecho 02 2 - 3 3.453,30m 14,5km Trecho 03 3 - 4 4.727,70m 32,9km Trecho 04 4 - 5 4.033,60m 126,36km Rota 2 Quarta e Sábado 2x 123,93km Trecho 05 5 - 6 4.034,50m Trecho 06 6 - 7 3.826,90m 500,57Km Trecho 07 7 - 8 3.689,80m 3,00km 2.145,32Km Trecho 08 8 - 9 3.078,60m 61,13km Trecho 09 9 - 10 5.343,60m 26,9km Trecho 10 10 - 11 3.565,90m 32,9km Trecho 11 11 - 12 7.290,90m 123,93km Trecho 12 12 - 13 6.695,30m Trecho 13 13 - 14 7.505,90m Rota 1 Sexta 1x 105,96km Trecho 14 Sem Coleta 14 - 15 11.300,00m Trecho 15 15 - 16 3.527,60m Rota 2 Terça 1x 100,59km 75,96km 3,00km 75,96km 7,3km 19,7km Trecho Cor LinhaPonto a PontoDistância Unid 105,96km Trecho 01 1 - 2 3.887,40m Trecho 02 2 - 3 3.453,30m 292,37Km Trecho 03 3 - 4 4.727,70m 3,00km 1.252,99Km Trecho 04 4 - 5 4.033,60m 61,13km Trecho 05 5 - 6 4.034,50m 16,7km Trecho 06 6 - 7 3.826,90m 19,7km Trecho 07 7 - 8 3.689,80m 100,59km Trecho 08 8 - 9 3.078,60m Trecho 09 9 - 10 5.343,60m Rota 2 Terça (na segunda semana do mês) 0,233x 100,53km Trecho 10 10 - 11 3.565,90m 3,00km Trecho 11 11 - 12 7.290,90m 144,05km 23,46Km Trecho 12 12 - 13 6.695,30m 15,9km 100,53Km Trecho 13 13 - 14 7.505,90m 19,7km 61,13km 182,65km Trecho Cor LinhaPonto a PontoDistância Unid Trecho 01 1 - 2 14.426,50m 3,00km Trecho 02 2 - 3 15.605,50m 61,13km Trecho 03 3 - 4 14.957,50m 16,7km Trecho 04 4 - 5 15.814,20m 19,7km Trecho 05 5 - 6 13.835,30m 100,53km Trecho 06 6 - 7 16.269,70m Trecho 07 7 - 8 15.989,10m Trecho 08 8 - 9 18.413,60m Trecho 09 9 - 10 18.735,90m 144,05km Centro de Triagem - Balança/Garagem Distância total diária: Distância total da Rota: Locais de coleta: Toda a área do interior da cidade Resumo do Percurso - Coleta de Resíduos Domiciliares - Volumosos Coleta Rota 2 Garagem/Balança - Inicio da Rota 2 Inicio da Rota 2 - Final da Rota 2 Final da Rota 2 - Centro de Triagem Centro de Triagem - Balança/Garagem Distância total da Rota: Distância total diária: Rota 3 - Coleta de Resíduos Domiciliares - Seletivos Interior Coleta Rota 3 - interior Garagem/Balança - Inicio da Rota 3 Inicio da Rota 3 - Final da Rota 3 Total Semanal Final da Rota 3 - Centro de Triagem Total Mensal Distância total diária: Rota Dias da semana Nu. Coleta Semanal Distância: Coleta + Transporte Und. Garagem/Balança - Inicio da Rota 2 Total Mensal Inicio da Rota 2 - Final da Rota 2 Final da Rota 2 - Centro de Triagem Centro de Triagem - Balança/Garagem Total dos percursos dos Volumosos 43,2km Distância total diária: Coleta Rota 2 Total Semanal Locais de coleta: Toda a área urbana da cidade Centro de Triagem - Balança/Garagem Rotas 1, 2 e 3 Sexta (Viagem do Centro de Triagem até o Aterro Sanitário) 1x 182,65km Inicio da Rota 1 - Final da Rota 1 Rota 2 - Coleta de Resíduos Domiciliares - Orgânicos, Seletivos e Volumosos Final da Rota 1 - Centro de Triagem Garagem/Balança - Inicio da Rota 1 Rota 3 Terça (na primeira semana do mês, uma coleta mensal) 0,233x Und. Resumo do Percurso - Coleta de Resíduos Domiciliares - Seletivo Distância total da Rota: Coleta Rota 1 Inicio da Rota 2 - Final da Rota 2 Final da Rota 2 - Aterro Sanitário Aterro Sanitário - Balança/Garagem Total dos percursos Seletivos Distância total diária: Rota Dias da semana Nu. Coleta Semanal Distância: Coleta + Transporte Coleta Rota 2 Total Semanal Garagem/Balança - Inicio da Rota 2 Total Mensal Garagem/Balança - Inicio da Rota 1 Inicio da Rota 1 - Final da Rota 1 Final da Rota 1 - Aterro Sanitário Aterro Sanitário - Balança/Garagem Distância total diária: Locais de coleta: Toda a área urbana da cidade + Povoado Zanetti Coleta Rota 1 Rota Dias da semana Nu. Coleta Semanal Distância: Coleta + Transporte Und. ROTAS DE COLETA TOTAL = ROTAS DE COLETA + TRANSPORTE TOTAL MENSAL = ROTAS DE COLETA + TRANSPORTE Rota 1 - Coleta de Resíduos Domiciliares - Orgânicos e Seletivos Resumo do Percurso - Coleta de Resíduos Domiciliares - Orgânico Total dos percursos Orgânicos Idade do veículo (ano)Depreciação Média 1 33,63 2 43,13 3 48,68 4 52,62 5 55,68 6 58,18 7 60,29 8 62,12 9 63,73 10 65,18 11 66,48 12 67,67 13 68,77 14 69,79 15 70,73 Depreciação Referencial TCE/RS (%) Orientações para preenchimento: 1. Esta planilha é somente um modelo de cálculo expedito e deve ser ajustada conforme cada caso concreto. 2. Dimensionar separadamente setores atendidos por veículos de capacidade de carga diferentes. 3. Preencher somente células em amarelo O orçamento deve ser realizado por responsável técnico habilitado e é de responsabilidade do seu autor. Indicador Unid Valor População (H) hab 9.649 Geração per capita (G) Kg/hab.dia 0,500 Geração total diária (Qd) ton/dia 4,82 Geração Mensal ton 144,74 Número de dias de coleta por semana (Dc) dia 6,00 Quantitativo diário de coleta (Qc) ton/dia 5,63 Densidade RSU compactado Kg/m³ 500 Tipo de Veículo (1 = toco, 2 = truck) 1 Capacidade do Compactador m³ 15 Capacidade nominal de carga (Cc) ton 5,80 Número de Cargas por dia (Nc) 0,97 Número total de percursos de coleta por veículo, por dia (Np) 1 Número de veículos da Frota (F) 0,97 Obs: > Informar a população do município a ser atendida > Caso o município possua informações de pesagem, ajustar com o valor da geração média per capita realizada nos últimos 12 meses > Informe o número de dias de coleta por semana > Informar 1 para caminhão toco; Informar 2 para caminhão truck > Informar a capacidade do compactador em m³ > Informar o número de percursos de coleta (cargas) que cada caminhão realiza por dia, considerando todos os turnos de trabalho. Dimensionamento da frota