Atrações Turísticas
» Campanário

 


O primeiro campanário foi construído por volta de 1915 pelo Padre Giovanni Contanzo e possuía 7 metros de altura. Na época, foram adquiridos três sinos vindos da Itália e quem os adquiriu foi o Padre Giovanni. Foram fundidos na fábrica do pai do padre Pedro Colbachini, e cada um pesava 1500 kg, 1100 kg e 900 kg.

A atual torre, com 30 metros de altura, tem em seu corpo um relógio e no alto possui a estátua do Cristo Redentor. Sua construção iniciou em 1933 e teve sua inauguração em 1938, na Festa de São Bassano por Dom José Barea.

Em 1985, na festa de São Bassano, foi inaugurada a motorização dos três sinos que até então eram acionados manualmente por Júlio e Maria Rovéa.

        Em 1968, um trágico acidente marcou a história da torre. Duas crianças observavam o trabalho de Waldemar Zottis e Zelindo Mendo que, como faziam a cada semana, na hora do meio dia foram dar corda no relógio, e foi então que quebrou o cabo de aço que sustentava o peso de 350 kg. O peso despencou e atingiu as duas crianças. Rafael Caldieraro machucou-se seriamente, mas salvou-se. Júlio César Bodanese veio a falecer.

Rua Duque de Caxias, 234, Centro. Ao lado da Igreja Matriz.