×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Histórico

Histórico

Nova Bassano teve como primeira denominação “Bassano Dell Grappa” em homenagem aos imigrantes oriundos do norte da Itália, província de Vicenza.A povoação surgiu em 1891 , em terras do Estado.

Antes a região era habitada pelos índios coroados, que aos poucos se afastaram do local. Os primeiros migrantes desbravadores eram todos italianos em grupos de 30 famílias, e receberam do Estado 10 hectares cada uma.

Com o crescimento gradativo da sede do distrito que pertencia a Nova Prata, a população passou a idealizar a emancipação política. Constitui-se então uma comissão em 05 de dezembro de 1962, na Assembléia Legislativa do Estado, no intuito de realizar o plebiscito do qual fundamentou-se a emancipação. No dia 10 de janeiro de 1965 foram realizadas as eleições para o Executivo e Legislativo, e o Município passou a existir, fundamentado na Lei Estadual n° 4.730, de 23 de maio de 1964.
No dia 10 de janeiro de 1965, foram realizadas as eleições, para o Executivo e Legislativo Municipais, assumindo a Prefeitura de Nova Bassano, o Sr. Felisberto Antonio Dalla Costa.

Limites do Município: ao Norte, Nova Araçá, ao Leste Nova Prata, ao Sul Nova Prata e Vista Alegre do Prata e ao Oeste Serafina Correa e Guaporé.
Feriados Municipais: 23 de Maio (Emancipação) e 8 de Dezembro (Imaculada Conceição) e Corpus Christi (Junho com data variável).
Renda Per Capita: 30.575
PIB: 263.860

Retorno do Município: o tripé que dá sustentação à economia bassanense é a indústria, centrada na mola propulsora da metalurgia, que é o pivô do crescimento de outras empresas em outras atividades, estimulando o comércio , sendo que a agropecuária, principalmente com altos expoentes na avicultura, suinocultura, e no gado leiteiro. A agropecuária está tendo ótimos resultados e suportes em vista de estar funcionando no sistema de integração, graças à ótima estrutura que tem as integrantes.

Nº de Bairros: 3 (Cristo Redentor, Nossa Senhora da Saúde, Centro).
Nº de Vilas: 1 (Vila Bassanense).
Nº de Povoados: 1 (Povoado Zanetti)
Nº de Comunidades do Interior: 25(São Valentim, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus, Santa Cruz, São José, São Bernardo, Nossa Senhora Maria Goretti, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Caravaggio, Boa Fé, São Roque, São Luís (11 unidos), Santo Isidoro, São Paulo, São Paulino, Santo Antônio (Caçador), São Marcos, Santa Terezinha, São Cristóvão (Asa Branca), São João, Nossa Senhora Auxiliadora, São Pelegrino, São Braz, Nossa Senhora da Saúde.
Linhas: 6 (Senador Otaviano, Silva Jardim, Senador Ramiro, Benjamin Constant, Anita Garibaldi, Luiz de França).

Total da População: 9.540 habitantes
População Urbana: 5.514 habitantes
População Rural: 3.588 habitantes
Extensão do Município: 211,611 km²
Km de estradas de chão: 379,70 km

Poder Executivo: Prefeito Ivaldo Dalla Costa, Vice-Prefeito João Paulo Maroso,
Secretarias: Secretário da Administração: Leda Maria Ravanello, Secretária da Fazenda: Ivanor Franceschetti, Secretário da Agricultura: Valdecir Dall Agnol, Secretário de Obras e Viação: Willian Luvison, Secretária da Educação: Salete C .Bongiovanni , Secretário da Saúde e Assistência Social: Aline Luvison, Secretário de captação de Recursos: Genoir Comunello
Principais Necessidades:

Água para o futuro: Instalação urgente de estação de tratamento d’água, trazida do Rio Carreiro, na divisa com Serafina Correa, ou do Arroio Retiro na divisa de Nova Prata, na prevenção de dispormos para o futuro de água potável e tratada para injetar nas redes d’água da sede e do interior, onde os poços artesianos estão tendo queda de produção.

Saneamento Básico: Dar continuidade, com afinco à canalização do Arroio Bassano.

Melhorias na infraestrutura: na Cidade com pavimentação asfáltica e melhorias no passeio público em toda a cidade com ampliação das calçadas na área central da cidade bem como reverter o trânsito para mão única bem como a proibição de trânsito de caminhões , disponibilizando o centro da cidade para fins do comércio , serviços gerais e para o lazer das famílias , revitalização da praça central do Município com construção de pergolados para criação de novos espaços de lazer para as famílias e ainda a construção de novas praças de laser nos bairros com colocação de brinquedos para crianças, buscando parceria com moradores e revitalizar frentes de terrenos baldios com limpeza e confecção de calçadas não existentes e reforma das atuais , melhorias nos acessos do Município ,criação de praças de laser para os bairros, buscar melhoria em parceria com os moradores de bairros nas calçadas e terrenos baldios com limpeza dos mesmos. No Interior iniciar processo de pavimentação dos acessos as localidades , reforma de todas as pontes do interior do Município, manter todos os acessos das propriedades com colocação de saibro e brita.

Área Industrial: Liberar a área industrial para instalação de novas indústrias; incentivar a criação de novas instalações para criação de novos empregos no Município.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados
Dynamika Soluções Web Ltda