» CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O DIA 30 DE NOVEMBRO

04/12/2018

Na manha do dia 30 de novembro de 2018, o Município de Nova Bassano sofreu muito com os transtornos ocasionados pelo alagamento nas Ruas Santos Dumont, Duque de Caxias e Pinheiro Machado, devido a uma chuva torrencial, cujo volume de água foi de aproximadamente 100 mm em poucos minutos.Estes transtornos, os quais foram noticiados em vários pontos da cidade, evidentemente tiveram como causa principal o grande volume pluviométrico, que danificou estradas e provocou alagamentos. Mas, apesar da chuva torrencial, foi evidenciada uma situação não corriqueira, mas que advém da ação destrutiva do homem: uma tora de árvore nativa estava obstruindo a tubulação de passagem de águas pluviais.Não conseguimos imaginar como essa tora chegou neste ponto da tubulação, na metade da quadra da Rua Santos Dumont, onde a tubulação possui um diâmetro de 80 cm. Essa tubulação atravessa a Praça Colbachini, passa por baixo do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e desemboca junto ao Arroio Bassano. Imaginamos que a tora encontrada não tenha sido colocada na tubulação propositalmente, mas sim que tenha ficado presa nela por outros motivos não explicáveis até o momento, porém, gostaríamos de chamar a atenção para as atitudes que degradam nosso ambiente e atingem o sossego e o bem estar.Frequentemente, observamos tubulações obstruídas por elementos outros que não terras e pedras trazidas pelas chuvas. Já houve ocasiões que, em situações de emergência, foram realizadas manutenções das tubulações e foram encontrados recipientes metálicos, como latas de 20 litros obstruindo a passagem da água em uma tubulação de 60 cm, assim como já foram encontrados restos de móveis, cadeiras, brinquedos e lixos em geral.Há também quem diga que o Município deveria modernizar a rede pluvial. Porém, analisando os fatos ocorridos, mesmo que toda a rede pluvial fosse construída de galerias de concreto de 2 metros de altura por 2 metros de largura, continuaríamos tendo problemas de obstrução graças a essas atitudes irresponsáveis e egoístas de largar objetos, lixos e outros elementos em locais impróprios.Pensando nessas situações, o Município vem desenvolvendo um trabalho minucioso de revisão do Plano Diretor Municipal, o qual conta com a participação da comunidade por meio das Audiências Públicas. A drenagem pluvial urbana é um dos assuntos que estão sendo tratados neste Plano, assim como outros assuntos diretamente relacionados: a implantação de novos loteamentos, a vazão da água do Arroio Bassano, as bacias de captação existentes, as dimensões das canalizações e a busca de estudos da capacidade de escoamento do Arroio Bassano, por exemplo.Por hora, o que temos como consideração é solicitar à população que contribua com o município e com o bem estar de todos, não colocando lixo nos locais inadequados, assim como não depredando a vegetação existente nas proximidades dos córregos e outros recursos hídricos existentes.

FOTOS AQUI