» Composteiras orgânicas mudam hábitos na escola

Crédito: Assessoria de Imprensa 04/09/2015

Quem ouve o comentário dos alunos pertencentes à Escola Estadual Pe. José Pandolfi, da Linha Oitava, sobre a composteira implantada nos fundos da escola, se admira com a alegria e dedicação com que tratam os restos de materiais orgânicos, que serão transformados em adubo, com a ajuda das minhocas. Isso foi um aprendizado bem rápido.

A novidade entrou na vida de estudantes, professores e funcionários da escola no segundo semestre de 2014 por meio de um projeto da Secretaria de Educação, através do Departamento de Nutrição do município de Nova Bassano.

A nutricionista Andréia Focchesatto, coordenadora do projeto, salienta que para a compostagem dar certo foram inseridas minhocas californianas colocadas dia 18 de setembro do mesmo ano. As minhocas migram de um lado para o outro, dependendo do estágio do composto, reforça.

A participação dos alunos e da merendeira da escola faz toda diferença, diz Andréia, pois o processo de colocar folhas secas, molhar e revolver regularmente o composto ajuda a obter um excelente adubo.

Depois de virar adubo, este composto biodegradado é utilizado na horta. Possuindo um aspecto e cheiro agradável e com uma cor bem escura, o mesmo contribui para produção de hortaliças bem viçosas.

Para incrementar mais ainda o projeto e com uma consciência de preservação do Meio Ambiente, o adubo foi utilizado no plantio de mudas de flores, estilizadas em pneus reaproveitados.