Notícias
» GRUPO DE DIABÉTICOS ESF 23 DE MAIO

 

23/11/2017

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica e progressiva que além de afetar a saúde física compromete o estado emocional de quem convive rotineiramente com os cuidados que a esta condição exige. Com o objetivo de acompanhar estes pacientes, rotineiramente é realizado o Grupo de Diabéticos Insulino-dependentes, buscando desenvolver estratégias que propiciem uma melhora na qualidade de vida e enfrentamento da doença.

No dia 16/11/17, na ESF 23 de Maio realizou-se o grupo de Diabéticos Insulino-dependentes, com a presença de 19 participantes. Num primeiro momento os pacientes passaram pela avaliação da enfermagem, sendo verificada a pressão arterial sistêmica, teste de glicose, peso e altura. Por conseguinte, o médico realizou a avaliação do controle glicêmico mensal destes pacientes, bem como dos medicamentos de uso contínuo, necessidade de solicitação de exames laboratoriais complementares e referenciamento para especialidades quando necessário.

Na oportunidade, o grupo contou com a presença da psicóloga do CASME Letícia Mazetto, que em roda de conversa trabalhou com os diabéticos “As formas de expressar conflitos e a interferência destes na saúde física e mental”. Os participantes envolveram-se com a atividade cooperando com as ações propostas.

Falar dos próprios sentimentos pode ser uma tarefa muito complexa para algumas pessoas. A dificuldade de se expressar emocionalmente e reagir com afeto pode acarretar em uma série de problemas. Nesse sentido, a realização do grupo busca abranger a saúde do individuo em sua integralidade, física, emocional e social.