Notícias
» REVITALIZAÇÃO DO CEMITÉRIO POLONÊS EXISTENTE À 120 ANOS

 

03/11/2017

No dia 01 de novembro de 2017, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Linha Sétima, em memória dos seus antepassados, revitalizaram o primeiro cemitério polonês da região, construído à 120 anos. No local ainda existem descendentes de poloneses. Foi realizado uma celebração com os Sacerdotes Gerson Bertelli de Vista Alegre do Prata e de Décio Podenski de Antônio Prado, este descendente de Poloneses. Teve a presença de várias autoridades, o Sr. Prefeito Municipal Ivaldo Dalla Costa, Vice Prefeito João Paulo Maroso, Secretária Municipal da Educação, Ascar- Emater, a Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Bassano, Maria Luiza Gonçalves, além do Prefeito Municipal de Vista Alegre do Prata, Adair Zecca e a Secretária Municipal de Turismo, Imprensa e moradores da Comunidade.

Em seu pronunciamento o Sr. Prefeito Municipal Ivaldo Dalla Costa, salientou que sente-se feliz por ter contribuído para a revitalização do cemitério mais antigo e tão significativo para os descendentes de polonês e que a partir de agora o Cemitério estará na Rota de Turismo de Nova Bassano.

O Prefeito de Vista Alegre do Prata falou que o local teria sido escolhido para a criação da cidade do Município, mas como no local não encontraram agua mudaram para onde se encontra atualmente. Este fato faz parte da historia dos dois municípios.

No ano de 2015 visitaram o local Poloneses, e isto motivou ainda mais a comunidade a buscar a preservação e revitalização do local que foi possível, pois teve o apoio do Poder Público Municipal de Nova Bassano com a melhoria do acesso ao local e aquisição de material para a comunidade, que se organizou com a mão de obra e o sonho se transformou em realidade com um murro de pedra, um cercado contornando o espaço e um capitel no centro para as celebrações.

A representante da BRASPOL, Kariane Modeslki, esteve no momento da inauguração e se pronunciou trazendo uma mensagem de gratidão e apoio a esta manifestação carinhosa dos descendentes poloneses e dos apoiadores para a execução desta obra que entra na rota turística de Nova Bassano.