Notícias
» I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

 

28/09/2017

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

Na noite de 22 de setembro de 2017 aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores o I Seminário Municipal de Saúde Mental que nesta primeira edição abordou o tema “Suicídio: prevenção e intervenções na Atenção Básica”. O evento contou com a presença de cerca de 110 pessoas, onde as quais inicialmente puderam assistir à peça teatral “Medicamentos: use, mas não abuse” apresentada pela equipe de Agentes Comunitário de Saúde que ilustrou de modo divertido alguns momentos vivenciados pelos sujeitos que se encontram em condição de sofrimento mental. Após, as palestrantes Ana Cristina Canali e Fátima Fonini para fizeram sua explanação sobre a temática do evento “Suicídio: prevenção e intervenções na atenção básica.”

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através do CASME agradece a presença de todos, destacando a importância da discussão deste tema tão relevante em nosso cotidiano, ainda mais com o fato de que o Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de suicidas e em Nova Bassano foram notificados 16 casos de 2001 a 2015, 3,94% das mortes neste período.

O suicídio ainda é visto como tabu na sociedade, e é necessário o esforço coletivo para superar esses tabus, com esclarecimentos, conscientização e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. Assim, a Secretaria de Saúde e o CASME reforçam o slogan da campanha em nosso Município: “Viver é a melhor opção! A gente se importa!”.