Notícias
» Grupo de Diabéticos ESF 23 de Maio

 

15/09/2017

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela deficiência na produção e/ou ação da insulina e constitui os principais fatores de risco para doenças nos sistemas cardíaco, nervoso e renal. No intuito de acompanhar estas pessoas portadoras de tal comorbidade, realiza-se rotineiramente o Grupo de Diabéticos buscando desenvolver ações que promovam a saúde e consequentemente a redução e fatores de risco.

No dia 13/09/17, na ESF 23 de Maio realizou-se o grupo de Diabéticos Insulino dependentes, contando com a participação de 18 pacientes. Ao início da atividade, verificou-se a pressão arterial sistêmica dos participantes, teste de glicose, peso e altura. Também foi avaliado pelo médico os exames laboratoriais, controle da glicose e medicamentos dos pacientes.

Na ocasião, o grupo contou com a presença da Professora de Educação Física Alaís Lovera, que orientou a importância da atividade física diária e ensinou exercícios práticos que podem ser realizados em casa, bem como estimulou a participação nos grupos Estica Vida e Vivendo com Qualidade, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A educadora Alaís orienta que “A prática de exercícios físicos regulares aumenta a captação de glicose pelo músculo e consequente diminuição da glicose circulante, ocorrendo um melhor controle do diabetes”. Os resultados obtidos pelo grupo foram extremamente positivos, pois os participantes aderiram ativamente as atividades propostas.

A realização do grupo é de suma importância porque tem solucionado dúvidas existentes entre os usuários, onde procura-se abordar assuntos de interesse dos próprios participantes. A promoção da saúde é o foco do grupo e objetiva a melhora na qualidade de vida e reduz a vulnerabilidade a riscos à saúde.