Notícias
» AGRICULTURA BASSANENSE: PRODUÇÃO PARA COMEMORAR

 

04/04/2017

AGRICULTURA BASSANENSE: PRODUÇÃO PARA COMEMORAR

A reportagem do jornal Correio Livre do município de Nova Prata esteve visitando três famílias no interior do nosso Município, acompanhados pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Sadi Cestonaro, pelo Secretario da Agricultura e Pecuária, Valdecir Dall Agnol e o técnico da Emater, Otávio Anzolin, conferindo o trabalho na produção, que é essencial para todos.

Na propriedade da família Casagrande, na Linha Caçador, encontraram Noeli e Aquilino, o filho Tiago e o neto Vicente, de sete meses. O casal ainda tem duas filhas Luciane e Lisiane, uma reside no interior e a outra na cidade. Tiago é casado com Carina Anzolin que é escriturária do Banco do Brasil. A família produz milho e atua no ramo leiteiro. Neste ano de 2017, a família colhe o milho plantado em 32 hectares e mantém 31 vacas leiteiras em ordenha. A produtividade do milho chega a 182 sacas/hectare, considerada excelente pelo produtores. A produção de leite é de 20 a 22 mil litros mês e é comercializada com a Cooperlat a R$ 1,33/litro, valor considerado razoável. Entre os agricultores de Nova Bassano é importante destacar a integração. Na silagem a família Casagrande, Pedro Rigoni e Edson Boldori auxiliam Tiago e a ajuda é reciproca.

Na propriedade da família Somacal, na Linha Caçador, residem Primo e Raimunda ( avós), Jaime e a esposa Leonice, que são pais de Afrânio, casado com Taise Casagrande e Eliser. A família trabalha com aviários, onde alojam 45 mil aves, integrados a JBS de Passo Fundo e produzem soja em 150 hectares de área própria e parte arrendada, que atinge a média de 70 sacas/hectare, cuja a venda é garantida com alguns contratos fechados a R$ 85,00/saca. Afrânio fala que a Operação Carne Fraca ainda não os atingiu.

Na propriedade da família Boccalon, na comunidade de São Brás, representados por Biazio, Eli e o filho Mateus. A família planta tomate a mais de 35 anos, uma média de 10 a 15 mil pés, ainda produzem milho e hortaliças e trabalham também com vacas leiteiras.

A Secretaria da Agricultura e Pecuária, na pessoa do seu Secretario Valdecir Dall Agnol, agradece ao Jornal Correio livre pela reportagem e estende os agradecimentos ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Sadi Cestonaro, ao Técnico da Emater, Otávio Anzolin e as famílias entrevistadas Casagrande, Somacal  e Boccalon por todo apoio e parceria.