×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Considerações importantes sobre o dia 30 de novembro


Data de publicação: 4 de dezembro de 2018


Na manha do dia 30 de novembro de 2018, o Município de Nova Bassano sofreu muito com os transtornos ocasionados pelo alagamento nas Ruas Santos Dumont, Duque de Caxias e Pinheiro Machado, devido a uma chuva torrencial, cujo volume de água foi de aproximadamente 100 mm em poucos minutos.

Estes transtornos, os quais foram noticiados em vários pontos da cidade, evidentemente tiveram como causa principal o grande volume pluviométrico, que danificou es

tradas e provocou alagamentos. Mas, apesar da chuva torrencial, foi evidenciada uma situação não corriqueira, mas que advém da ação destrutiva do homem: uma tora de árvore nativa estava obstruindo a tubulação de passagem de águas pluviais.

Não conseguimos imaginar como essa tora chegou neste ponto da tubulação, na metade da quadra da Rua Santos Dumont, onde a tubulação possui um diâmetro de 80 cm. Essa tubulação atravessa a Praça Colbachini, passa por baixo do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e desemboca junto ao Arroio Bassano. Imaginamos que a tora encontrada não tenha sido colocada na tubulação propositalmente, mas sim que tenha ficado presa nela por outros motivos não explicáveis até o momento, porém, gostaríamos de chamar a atenção para as atitudes que degradam nosso ambiente e atingem o sossego e o bem estar.

Frequentemente, observamos tubulações obstruídas por elementos outros que não terras e pedras trazidas pelas chuvas. Já houve ocasiões que, em situações de emergência, foram realizadas manutenções das tubulações e foram encontrados recipientes metálicos, como latas de 20 litros obstruindo a passagem da água em uma tubulação de 60 cm, assim como já foram encontrados restos de móveis, cadeiras, brinquedos e lixos em geral.

Há também quem diga que o Município deveria modernizar a rede pluvial. Porém, analisando os fatos ocorridos, mesmo que toda a rede pluvial fosse construída de galerias de concreto de 2 metros de altura por 2 metros de largura, continuaríamos tendo problemas de obstrução graças a essas atitudes irresponsáveis e egoístas de largar objetos, lixos e outros elementos em locais impróprios.

Pensando nessas situações, o Município vem desenvolvendo um trabalho minucioso de revisão do Plano Diretor Municipal, o qual conta com a participação da comunidade por meio das Audiências Públicas. A drenagem pluvial urbana é um dos assuntos que estão sendo tratados neste Plano, assim como outros assuntos diretamente relacionados: a implantação de novos loteamentos, a vazão da água do Arroio Bassano, as bacias de captação existentes, as dimensões das canalizações e a busca de estudos da capacidade de escoamento do Arroio Bassano, por exemplo.

Por hora, o que temos como consideração é solicitar à população que contribua com o município e com o bem estar de todos, não colocando lixo nos locais inadequados, assim como não depredando a vegetação existente nas proximidades dos córregos e outros recursos hídricos existentes.

 

FOTOS AQUI

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados
Dynamika Soluções Web Ltda