Histórico

 

Destaque Popular 2009
Município de Nova Bassano

Nova Bassano teve como primeira denominação “Bassano Dell Grappa” em homenagem aos imigrantes oriundos do norte da Itália, província de Vicenza.
A povoação surgiu em 1891, em terras do Estado.
Antes a região era habitada pelos índios coroados, que aos poucos se afastaram do local. Os primeiros migrantes desbravadores eram todos italianos em grupos de 30 famílias, e receberam do Estado 10 hectares cada uma.
Com o crescimento gradativo da sede do distrito que pertencia a Nova Prata, a população passou a idealizar a emancipação política. Constitui-se então uma comissão em 05 de dezembro de 1962, na Assembléia Legislativa do Estado, no intuito de realizar o plebiscito do qual fundamentou-se a emancipação. No dia 10 de janeiro de 1965 foram realizadas as eleições para o Executivo e Legislativo, e o Município passou a existir, fundamentado na Lei Estadual n° 4.730, de 23 de maio de 1964.
No dia 10 de janeiro de 1965, foram realizadas as eleições, para o Executivo e Legislativo Municipais, assumindo a Prefeitura de Nova Bassano, o Sr. Felisberto Antonio Dalla Costa.
Limites do Município: ao Norte, Nova Araçá, ao Leste Nova Prata, ao Sul Nova Prata e Vista Alegre do Prata e ao Oeste Serafina Correa e Guaporé.
Feriados Municipais: 23 de Maio – Emancipação, 8 de Dezembro – Imaculada Conceição e Corpus Christi em Junho com data variável.
Renda Per Capita: 30.575
PIB: 263.860
Alunos nas Escolas Municipais: 758
Alunos nas Escolas Estaduais: 1.015
Alunos na Escola Especial APAE: 231
Professores Municipais: 67
Professores Estaduais: 57
Saúde e Assistência Social – Unidade Sanitária do Centro do Município, ampliada para melhor atender as pessoas; acompanhadas por assistente social, fiscalização sanitária; psicólogos, clínicos gerais, ginecologista, cardiologista, enfermeiras padrão, farmácia básica gratuita e novos e modernos equipamentos.

Atrativos Culturais: Museu e Biblioteca Municipal, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Recanto São Francisco, local onde foi realizada a 1ª Missa, em 25 de Dezembro de 1856, à sombra de uma sapupema, pelo padre Pietro Antonio Colbachini; temos, ainda, o campanário, símbolo da cidade com trinta metros de altura, sustentando três sinos de 3500 kg, e no alto está a estátua do Cristo Redentor, onde se encontra um relógio, construído em 1938 por Breno Schewertnes de Estola. Temos na capela Caravágio o monte mais alto da região, onde está implantada uma cruz de 12 metros de altura.
Dispomos também da Sede Campestre, da Sociedade Educativa e Cultural Bassanense, onde além de piscinas, existem diversas quadras desportivas em diversas modalidades. Outro atrativo natural é a Cascata Boa Fé, cujo volume d’água forma corredeiras no meio da vegetação, trilhas e possui mais de 100 espécies de árvores nativas reconhecidas. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz e o Balneário do Rio Carreiro, localizado ao Oeste do Município no Povoado Zanetti, onde abaixo se instalou usina elétrica, e por perto jogos nas variadas modalidades, também fazem parte dos atrativos do nosso Município.
Principais Necessidades: Instalação urgente de estação de tratamento d’água, trazida do Rio Carreiro, na divisa com Serafina Correa, ou do Arroio Retiro na divisa de Nova Prata, na prevenção de dispormos para o futuro de água potável e tratada para injetar nas redes d’água da sede e do interior, onde os poços artesianos estão tendo queda de produção.
Saneamento Básico: Dar continuidade, com afinco à canalização do Arroio Bassano.
O tripé que dá sustentação à economia bassanense é a indústria, centrada na mola propulsora da metalurgia, que é o pivô do crescimento de outras empresas em outras atividades, estimulando o comércio, a agropecuária, principalmente com altos expoentes na avicultura, suinocultura, e no gado leiteiro.
Desporto e Lazer: Ginásio de Esportes Zeferino Tranqüilo Zottis, Ginásio de Esportes São José da Vila Bassanense, Ginásio Municipal de Esportes Cristo Redentor e Ginásio Municipal da Escola 15 de Novembro.
Estão em andamento Ginásios Municipais de Esportes Nossa Senhora da Saúde, Pioneiro, São João.
A agropecuária está tendo ótimos resultados e suportes em vista de estar funcionando no sistema de integração, graças à ótima estrutura que tem as integrantes.
Poder Executivo: Prefeito: Darcilo Luiz Pauletto, Vice-Prefeito: Ivanor Biotto, Chefe de Gabinete: Edison Peruzzo, Secretário da Administração: Nelso Antonio Dall’Agnol, Secretária da Fazenda: Églis Biotto Vassoler, Secretário de Desporto e Turismo: Volmir Pauleto, Secretário da Agricultura: Adagir Ranzan, Secretário de Obras e Viação: Jacinto Luiz Zanetti, Secretária da Educação: Odete Zanon Viccari, Secretário da Saúde e Assistência Social: Ivanor Biotto, Secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: Lisiane Tarasconi Mattiello.
Autoridades Eclesiásticas: Pe. Alcides Angonese, Pe. Ernesto Fani.
Autoridades de Classe: Associações Comunitárias, Clubes de Serviço: SECB, Rotary Club, Lions Club, Clubes de Mães, Clubes de 3ª Idade, Brigada Militar, Polícia Civil e CDL.
Associações a que o município pertence: AMESNE e FAMURS.
População: 8.865 habitantes
Bairros: Pioneiro, Cristo Redentor, Saúde, Trevo, Vila Bassanense, São Luís, Bairro da APAE.